Turmas

Páginas das turmas do ateliê:



Turma em andamento:

 2º Semestre de 2013 - Período da manhã

Tema: Forma / Som / Movimento
 A construção de objetos e reflexões sobre:
- que formas estarão presentes em meu objeto?
    como dou forma ao meu objeto? além de forma, ele tem outras qualidades, como cores?
- se eu pudesse associar um som ao meu objeto, que som, ou quais sons seriam?
    meu objeto produz som? sugere sons? desperta sons em mim?
- se eu pudesse pensar em movimentos para meu objeto, que movimentos seriam?
    meu objeto sugere movimentos? suscita movimentos em quem o vê? se move?

Turma concluída em 2011:


 2º Semestre de 2011 - Período da tarde

Modelagem em papel machê, pintura em papel, desenho, apropriação de objetos, criação de histórias... O que será que pode acontecer em um ateliê de artes?

Turma concluída em 2011




Pintura com têmpera, escultura, desenho, colagem, texturas... O que caracteriza uma cidade? O que queremos nela? Quais suas formas e cores? Quais as diferenças entre cada cidade?
Estudando e analisando o trajeto cotidiano das crianças como forma de incentivar a criação e associação de imagens por meio de suas próprias vivências e inserções pela cidade, explorando diversas técnicas artísticas.


Turmas concluídas em 2010:



A pedido das crianças, trabalhamos neste ateliê algumas técnicas de desenho e pintura, explorando a realização de projetos e montagem de seus próprios portfólios. Começamos com a experimentação de diversos tipos de lápis, do 4H ao 6B, partimos para a apresentação ao nanquim e ao pincel japonês e suas particularidades. Experimentamos a suavidade da aquarela e a presença do guache nas telas. A finalização do ateliê aconteceu com a mostra de trabalhos e pintura de uma tela em conjunto dos pais e seus filhos.



As aulas no ateliê iniciaram com a proposta "Nosso Mundo", escolhendo o material e criando o mundo dos desejos para ser compartilhado. Partindo do simbolismo da bolsa em diferentes culturas, as crianças imaginaram e projetaram suas bolsas, aprendendo também técnicas de costura, colagem e pintura. Com as bolsas prontas, partiram para um passeio procurando por novos elementos na paisagem para novos trabalhos. Histórias se concretizaram em cordéis feitos por gravura. A finalização foi uma belíssima mostra dos trabalhos.


1º Semestre de 2010 - Período da manhã

As crianças puderam explorar neste semestre a técnica da modelagem em cerâmica, conhecendo engobes, trabalhando mandalas e colagem, visitando o ateliê de cerâmica do Departamento de Artes Plásticas, o ateliê da ceramista Norma Grinberg, conversando também com os artistas Alberto Cidraes e Silvia Tagusagawa. As aulas incluíram um passeio ao Museu de Arqueologia e Etnologia da USP e uma mostra de trabalhos, onde foi exposto o globo coletivo representando o mundo dos desejos das crianças.

1º Semestre de 2010 - Período da tarde

Ateliê que também abordou a técnica do stop-motion, trabalhando com o desejo das crianças, inserindo técnicas de construção de personagens com sucata e tecido, pintura coletiva, exploração do próprio espaço, desenhos e animação com flipbook. Também trabalhamos com a percepção de diferentes estilos de alguns artistas de variados períodos da história da Arte. Finalizamos com a mostra de curtas dos alunos e entrega dos portfólios.



Turma concluída em 2009:


2º Semestre de 2009 - Período da tarde


Neste ateliê abordamos a técnica de animação em stop-motion, e orientamos a prática de escultura, pintura, light painting, iluminação, cor, sequência, escala, ritmo, espacialidade, desenho, roteiro, continuidade, fotografia e observação.
As aulas resultaram em quatro curtas de stop-motion feito pelas crianças e editados pelos educadores, que podem ser vistas na página da turma.